QUAL A IMPORTÂNCIA DE ESCOVAR OS DENTES DOS CÃES?

Uma dúvida constante é a respeito do hábito de escovar os dentes dos cães. Pergunte a qualquer profissional e ele te dirá que é importantíssimo manter esse hábito.

A escovação, assim como para nós humanos, deve ser um hábito mantido diariamente ou quando não é possível mantê-lo, por pelo menos três vezes na semana já irá fazer diferença. A boca é um lugar onde podem se acumular milhares de bactérias capazes de causar perda da dentição, inflamação, irritação e vermelhidão nas gengivas, o acúmulo de tártaro e um grande risco de contrair infecções, muitas delas, fatais.

O ideal é ir acostumando o peludo desde filhote. Quando pequenos a aceitação a novas experiências é mais rápida e tranquila.  Mas, se seu cãozinho já é adulto,  ter muita paciência, dedicação e amor para acostumá-lo à escovação será importante. Nada é impossível, mas exigirá de você e dele um pouco mais de tempo. Vá manipulando a região com as mãos e  inserindo aos poucos os instrumentos necessários para a escovação.

 

Procure ficar em um local que deixe seu cão confortável. Não fique acima do seu cão nem assuma uma atitude ameaçadora. Ao invés disso, experimente se ajoelhar ou se sentar em frente ou ao lado dele. Avalie o nível de ansiedade do seu cachorro. Se ele parecer irritado, pare e tente de novo mais tarde. Talvez você precise dominar cada uma das seguintes etapas com o tempo.

Quando o cão se acostumar com você abrindo e tocando sua boca, comece a usar a escova e a pasta juntos. Levante seu lábio superior. Enquanto se aproxima dos dentes com a escova, posicione as cerdas para que elas alcancem a linha da gengiva. Posicionar a um ângulo de 45 graus dos dentes ajudará as cerdas a massagear a linha da gengiva e limpar as placas.

 

Escove em círculos pequenos, indo aos extremos de cima e de baixo em cada lado. Na medida em que você passa as cerdas pela linha da gengiva, algum pequeno sangramento pode ocorrer. Um ligeiro sangramento ocasional não tem problema. Mas um sangramento contínuo e pesado pode indicar que você está escovando com muita agressividade ou pode ser sinal de problemas na gengiva. Peça orientação ao seu verterinário.


Uma informação importante!! Não use creme dental destinado à humanos. Existem cremes dentais destinados aos pets. O creme dental que usamos pode causar problemas estomacais no animalzinho.

 

 

O que usar para a escovação?

 - Creme dental destinado aos pets. Você pode seguir a indicação do veterinário do seu cãozinho.

 - Dedeira ou escova dental específica. Você pode optar pela dedeira, que é anatômica, possui cerdas macias e se encaixa no dedo indicador ou pela escova própria para pets que possui um cabo longo, cerdas macias e um formato que facilita bastante o manuseio na hora de escovar. Todas essas opções são ótimas, basta ver qual se encaixa melhor.

Há pessoas que preferem o uso gaze para realizar a limpeza, mas é importante lembrar que as cerdas da escova ou da dedeira possibilita alcançar algumas áreas que são difíceis de limpar com a gaze.

 

Após a escovação não é necessário oferecer água para que o cãozinho beba. Os cremes dentais são desenvolvidos para que não seja necessário esse procedimento. Alguns até indicam não fazer uso de água por pelo menos trinta minutos após a escovação. Siga as indicações do veterinário do seu pet.

Uma dica bem legal, é usar brinquedos que auxiliam na limpeza dos dentes e gengivas do seu cão. Um exemplo são as cordas para pets, na medida que seu cãozinho se diverte brincando também vai ajudando a manter os dentes mais limpos.

Torne a escovação dos dentes do seu animalzinho prazerosa e garanta mais saúde! 

Boa escovação!

 

 

Fontes: http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/como-escovar-dentes-cachorros/

 

 

http://tudosobrecachorros.com.br/2013/03/como-escovar-os-dentes-do-cachorro.html

 

 

http://luisamell.com.br/escovar-ou-nao-os-dentes-do-seu-cao-eis-a-questao