O PASTOR DE SHETLAND E A IVERMECTINA

A Ivermectina é um medicamento antiparasitário usado há anos na medicina veterinária em grandes animais. Hoje em dia é usada também em humanos e em cães e gatos com algumas restrições, pois pode ser tóxico e ás vezes fatal para algumas raças.

Esse medicamento é usado no tratamento de Doenças do Verme do Coração (Dirofilariose), Sarnas (Escabiose e Demodecidose) e Sarnas de Orelha (Otoacaríase) e controle de Vermes Intestinais.

Infelizmente a Ivermectina não pode ser usada em cães das raças Collie, Pastor de Shetland, Border Collie, Sheepdog, Bearded Collie, Pastor Australiano e seus cruzamentos. Além dessas raças existem aqueles animais que por uma alteração genética também são sensíveis ao medicamento.

As causas mais comuns de toxicidade da ivermectina são devidos a administração de doses excessivas (10-20 vezes a dose recomendada) e sensibilidade da raça.

SINTOMAS:
Os sinais podem ocorrer de forma aguda ou subaguda. Os sinais agudos desenvolvem-se frequentemente dentro de 4 a 12 horas de exposição ao medicamento. Os sinais subagudos, muitas vezes, podem ocorrer com 48 a 96 horas de exposição ao medicamento.

 
Os sinais mais comuns são:
* Pupilas dilatadas
* Depressão
* Salivação excessiva
* Vômitos
* Tremores
* Desorientação
* Fraqueza
* Ficar em decúbito (deitado)
* Cegueira
* Batimento lento do coração
* Anorexia (falta de apetite)
* Estupor
* Respiração lenta

 
DIAGNÓSTICO:
Diagnóstico se baseia na possibilidade ou certeza de uso do medicamento, de ser uma raça sensível a medicação.

 
TRATAMENTO:
O tratamento é em grande parte de suporte e sintomático, já que não existem agentes de reversão específicas disponíveis para tratar a toxicidade da ivermectina. Caso a ingestão do medicamento tenha sido recente (de 4 a 6 horas), podemos induzir o vômito e a lavagem gástrica com o objetivo de eliminar o medicamento ou diminuir a sua absorção.

 
PREVENÇÃO:
Somente use medicamentos com a prescrição do Médico Veterinário e não deixe medicamentos ao alcance dos animais. Se você tem uma raça suscetível considere a possibilidade de não usar esses medicamentos.