PASTOR DE SHETLAND

 

 

Considerada uma das raças mais inteligentes entre os cães pastores, o Pastor de Shetland é um maravilhoso companheiro, meigo, afetuoso, de expressão doce e muito ligado ao dono.

Este pequeno cão, de aparência muito semelhante ao Collie, é originário das Ilhas Shetland, localizadas no norte da Escócia. É provável que a raça tenha origem a partir de cruzamentos entre cães nativos da ilha com cães originários da Islândia e Groelândia (Yakki) e cães tipo Collie (ancestral do Collie moderno e do Border Collie). Desenvolvido para desempenhar tarefas de guarda e condução de rebanhos, o Pastor de Shetland guarda até hoje características especiais. O instinto para guardar propriedades e dar alarmes torna o animal ímpar no trabalho com fazendeiros ou como guardiões do lar, uma herança de anos de constante vigilância necessária para proteger sítios, cabanas e rebanhos contra qualquer tipo de invasor.

 

Usado tanto como companhia quanto para trabalho, este cão obedece com vontade e naturalidade, com pouco ou nenhum ensino. Não é à toa que exemplares da raça se tornam campeões em provas de obediência.

Características como habilidade, rapidez, graça e agilidade para saltar sobre obstáculos tornam esse cão fantástico no campo, na floresta e no trabalho em fazendas, mas o que o torna ainda mais fascinante é a sua natureza dócil, sua devoção e sua inteligência quase humanas.  No Brasil, os exemplares da raça também têm se destacado em provas de agility, dividindo com os Borders o favoritismo nas competições.

País de Origem: Grã-Betanha

Raça: Pastor de Shetland

Nome Original: Shetland Sheepdog

Grupo 1: Cães Pastores e Boiadeiros

Utilização: condutor e guarda de rebanhos e companhia

Aspectos Gerais: Porte pequeno, simétrico, vigoroso e robusto, na verdade pode-se dizer que é uma miniatura do Collie de pêlo longo.

Pelagem: dupla com pêlo áspero, longo e reto e subpêlo curto, cerrado e muito abundante. Membros franjados até a altura dos jarretes, daí para baixo é curta e lisa. Na cauda, a pelagem é profusa.

Longevidade: 12 a 14 anos.

Porte: Pequeno

Necessidade de exercício diário: Alta

Temperamento: Inteligente, dócil, companheiro, fiel e alerta.

Adestrabilidade: Muito alta

To play, press and hold the enter key. To stop, release the enter key.

press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom

Vídeo da Sula - Pastor de Shetland Bi Black

@jessicadecarvalholima